Meus amigos

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Bacalhau com natas

Ingredientes: 1 Kg de bacalhau,1 quilo de batatas, 1 xícara de azeite, 2 cebolas grandes bem picadas, 10 azeitonas pretas cortadas ao meio.

Para o molho: 4 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola bem picada,4 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 litro de leite, 2 gemas, 1 xícara de natas ou creme de leite.

Modo de fazer: deixe o bacalhau de molho na água de um dia para o outro, trocando a água de vez em quando. Escorra o bacalhau e reserve a água. Afervente o bacalhau, tire as espinhas e reserve, antes desfie o peixe.Cozinhe as batatas  na água reservada até que estejam macias. Corte-as em rodelas grossas. Numa panela aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o bacalhau, as azeitonas e misture bem. Reserve. Para o molho, derreta a manteiga numa panela e doure a cebola. Misture a farinha e o leite. Acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de mexer até obter um creme homogêneo. Junte a nata ou creme de leite. Numa forma refratária untada espalhe um pouco do molho por cima, coloque as batatas e o bacalhau. Repita as camadas, terminando com o molho. Espalhe queijo ralado e leve ao forno quente ( 200º) até gratinar. Rende 10 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário