quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Língua com molho de tomate e cheiro-verde

Preparar língua é um problema para iniciantes na cozinha, mas aqui vai receitas bem fáceis.

Ingredientes: 1 Kg de língua, 1 colher de sopa de óleo, 1 cebola média picada, 1 dente de alho amassado, 3 tomates cortados em pedaços sem sementes, 1 xícara de chá de água, sal e pimenta- do- reino a gosto, 1 colher de sopa de cheiro verde picado, 1 colher de sopa de cebolinha  verde picada.

Modo de fazer: numa panela de pressão, cozinhe a língua com água suficiente para cobri-la por 25 minutos. Retire da panela,limpe-a,lave com limão ou vinagre branco, e corte em rodelas de 1 cm. Volte a língua para a panela,junte o óleo, o alho e a cebola e refogue por 15 minutos, sem tampar. Adicione os tomates e a água. Tempere com sal e pimenta. Tampe a panela de pressão e cozinhe por trinta minutos. Retire do fogo, coloque os cheiros-verdes e sirva.

Atenção: geralmente no super mercado a língua já está limpa + ou menos de glândulas, etc. mas não de casca. Se adquiri-la de açougues ou feira terá que limpa-la de tudo e lavar com limão, antes de começar a receita, quando tirar da panela, retire toda a casca grossa e fina da língua antes de corta-la em fatias.

Aqui uma receita que sempre faço: Com batatas: limpe bem a língua, tendo antes mergulhado na água fervente( que dê para banha-la toda). Mas atenção: não a molhe com água fria, nem antes e nem depois do escaldado. Apoie a língua na tábua de carne com um garfão e vá tirando as peles, sai facilmente.Tire todas as glândulas e a gosma.Corte em pedaços pequenos ou mesmo em fatias se desejar.Você pode até deixa-la num tempero de vinagre, alho e pimenta-do-reino e sal(pouco) na geladeira e no outro dia levar na panela de pressão com óleo, cebola, tomates, refogar e colocar água suficiente para cobrir, prove o sal, coloque cheiros-verdes e cozinhe até ficar mais ou menos mole, destampe a panela com cuidado e coloque batatas cortadas ao meio e deixar cozinhar, sem a pressão, até ficar macia e o molho meio grossinho, não deixe secar muito. Pronto: é só servir com arroz branco e uma salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...