sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Pato no Tucupi

PATO NO TUCUPI
INGREDIENTES : 3 kg de pato, 6 litros de tucupi, 6 maços de jambú, 1 maço de alfavaca, 1 maço de chicória regional, 7 dentes de alho, caldo de 5 limões, 1/4 de litro de vinho branco.
Preparo dos patos:Lave os patos em água corrente. prepare um vinha d'alho com o caldo dos limões,o vinho branco, o alho bem socado, sal á gosto e deixe os patos de um dia para o outro na geladeira. Asse os patos, cobertos com papel alumínio no forno médio por 90 minutos.Enquanto isso, em uma panela grande e alta, coloque para ferver o tucupi com 2 pimentas de cheiro, 3 dentes de alho, alfavaca, chicória e sal á gosto. Após os patos esfriarem, cortá-los cada em 4 pedaços.Em uma panela coloque 2 litros do tucupi já temperado e ferva os patos até ficarem macios.Desosse e tire a pele dos pedaços do pato.Cozinhe o jambú, já escolhidos os talos e descarte as flores. Lave em bastante água.Escalde as folhas do jambú em água fervente com um pouco de sal. Escorra e reserve.Numa terrine de barro ou de cerâmica branca, coloque os patos, cubra com o jambú e o restante do tucupi. Para o molho de pimenta que usa-se para servir com o pato, coloque pimenta de cheiro á gosto, amassadas ou socadas, 1 dente de alho socado e uma concha de tucupi quente.Este prato é servido com arroz branco, farinha de mandioca regional e o molho de pimenta acima, mas se vc não for apreciador de pimenta, pode comer sem ela.O sabor do jambú é levemente ardido, uma característica singular deste vegetal, rico em ferro e  cicatrizante.
O tucupí é um líquido amarelo, extraido da mandioca brava, fermentada e torcida num espremedor de palha, chamado de tipiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...