Meus amigos

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Recheios para bolo

Sabe qual é a parte que mais surpreende no bolo recheado? É justamente o recheio. Não se sabe ao certo o que vai encontrar, por isso o prazer de quem o faz é surpreender as pessoas com um sensacional recheio, bem cremoso, saboroso e suculento. Do pão-de-ló, passando pelo tradicional e terminando num Charlotte sofisticado, o recheio é a estrela, que se destaca no mundo maravilhoso dos doces. Aqui vão alguns, inclusive de minha autoria.

Creme de baunilha: use manteiga ou margarina sem sal, leite, gemas, trigo e baunilha. Com esses simples ingredientes, leve ao fogo, primeiro a manteiga derretida,jogados o trigo e mexendo rapidamente, coloque o leite e mexa para desmanchar, acrescente as gemas peneiradas e a baunilha no final. Se gostar, você coloca depois de frio, alguns doces como de leite, cupuaçú, ameixas, coco, etc. É uma versão do famoso creme de confeiteiro, originário da Áustria.

Creme de abacaxi: Pique um abacaxi grande e coloque para ferver junto com açúcar ( 1 1/4 de xícara), não precisa por água. Noutra panela, junte uma lata de leite condensado, 2 gemas peneiradas e 1 colher de amido de milho. Leve ao fogo até formar um creme e misture o abacaxi. Quando usar o creme, regue o bolo com a calda do cozimento do abacaxi. Dá umas 400 g de creme.

Creme de chocolate: 500 g de chocolate ao leite, 500g de chocolate meio-amargo, 2 latas de creme de leite essência de rum a gosto. Derreta os chocolates em separado.Depois junte os dois chocolates e acrescente o creme de leite e o rum. Deixe esfriar e recheie. Gelado é uma delícia. Também serve como cobertura.

Recheio de morango: 2 xícaras de morangos picados, 4 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de vinho branco. Amasse as frutas, coloque açúcar e o vinho. Mexa até o açúcar dissolver. Acrescente creme de leite ou chantilly, caso assim o deseje.
Já que estamos falando no recheio, passemos para a cobertura, atração convidativa do bolo, seu cartão de visita.
Uma cobertura tradicional e muito usada:
Glacê real: 3 claras de ovo, 750 g de açúcar de confeiteiro, suco de 1 limão. Bata todos os ingredientes em batedeira, na velocidade máxima durante 5 minutos. Dá quase um quilo de massa.

Pasta americana: l colher de sopa de gelatina em pó sem sabor, 1/4 de xícara de água, 2 colheres de sopa de mel, 1/4 de xícara de gordura hidrogenada, 1 kg de açúcar de confeiteiro, essência da sua preferência.
Dissolver a gelatina na água, colocar o mel e a essência, dissolvendo tudo em banho maria. Retire do fogo e acrescente aos poucos o açúcar de confeiteiro peneirado, Na hora de aplicar, passar gordura nas mãos. Dá um quilo de massa.
Quero acrescentar que é uma receita antiga. Hoje temos muita sofisticação para coberturas de bolos, mas era isso que tínhamos em épocas passadas e dava certo.

2 comentários:

  1. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"

    http://renatacaline.blogspot.com.br

    Estou esperando sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Só delicias, adorei a ideia do recheio de abacaxi, preciso experimentar.

    ResponderExcluir