segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Lombo nevado com farofa

Ingredientes:  1 1\2 Kg de lombo de porco, 1 copo americano de pinga, suco de 2 limões, l colher de chá de sal, 3 dentes de alho espremidos, 1 cebola ralada, 3 folhas de louro, 1 colher de cafe' de pimenta-do-reino.
Modo de fazer: tempere o lombo com o vinha d'a lhos acima por no minimo umas 3 horas. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por meia hora e depois baixe para 175°C, regando sempre com o molho que vai se formando na assadeira, ate' ficar macio e dourado. Deixe esfriar um pouco e fatie em pedaços não muito finos e reserve.
Ingredientes do creme: 2 colheres de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de trigo, 2 copos americanos de leite quente, 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de chá de sal, 4 gemas.
Leve ao fogo a margarina e a farinha, mexendo até cozinhar bem. Junte aos poucos o leite, mexendo ate' engrossar. Acrescente a mostarda, o sal e as gemas, misture bem e leve de volta ao fogo, mexendo até cozinhar. Esfrie e reserve.
Cobertura: 4 claras em neve e 4 colheres de sopa de queijo ralado ou um pacotinho de 50G.
Montagem: Numa travessa refratária ou de inox, monte o lombo, intercalando as fatias com o creme, cubra com as claras, polvilhe o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 175°C ate' ficar seco, sem tomar cor.
Sirva com a farofa, guarnecendo o prato com frutas em calda ou frescas, ameixas e maças.Sirva quente.
Farofa: 1 colher de sopa de manteiga, 200 G de nozes picadas, l 1\2 copo de uvas-passas(150 G),500 G de farinha de rosca, sal e pimenta a gosto.
-Aqueça a margarina, junte as nozes,passas,  misture e coloque a farinha.Tempere e utilize.
Um prato para festas natalinas e outros eventos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...